Microsoft .Net Framework, o que é isso e para que serve?

By | abril 27, 2011

Existem algumas atualizações do Windows que são um mistério para a maioria dos usuários. Talvez a mais discutida delas seja a atualização: Microsoft .Net Framework. Muito se pesquisa na internet sobre a utilidade dessa atualização e principalmente se ela é relevante para o nosso computador. Vejamos:

O que é Microsoft .Net Framework?

Microsoft. Net Framework, cujo o verdadeiro nome é Microsoft.NET, é uma plataforma de desenvolvimento da Microsoft. Com idéia semelhante à plataforma Java, o programador deixa de escrever código para um sistema ou dispositivo específico, e passa a escrever para a plataforma .NET. Segundo a Microsoft, o Frameworks foi criado para atender os seguintes objetivos:

  • Para fornecer um ambiente de programação orientada a objetos consistente, quer o código objeto seja armazenado e executado localmente, seja executado localmente mas distribuído pela Internet ou seja executado remotamente.

  • Para fornecer um ambiente da execução de código que minimiza conflitos de implantação e versionamento de software.

  • Para fornecer um ambiente da execução que promova a execução segura do código, incluindo o código criado por terceiros: desconhecidos ou semiconfiáveis.

  • Para fornecer um ambiente de execução que elimina os problemas de desempenho dos ambientes interpretados ou com scripts.

  • Para tornar a experiência do desenvolvedor consistente, através dos diversos tipos de aplicativos, como aplicativos baseados no Windows e aplicativos baseados na Web.

  • Para executar toda comunicação usando padrões da indústria, assim garantindo que códigos baseados no .NET Framework possam se integrar a qualquer outro código.

Para que serve tudo isso?

O Microsoft .Net Framework, serve na realidade para rodar vários programas com o uso da tecnologia Microsoft. Ele funciona em nosso computador como um conjunto de bibliotecas com várias funções e recursos prontos para o desenvolvedor usar em seus programas. Se alguém usa o .Net e os recursos dessas bibliotecas para programar, o programa que vai resultar vai precisar dessas bibliotecas instaladas no micro para usar.

Provavelmente, você deve ter instalado em seu PC essas bibliotecas .NET Framework. Para saber se você realmente os possui, vá ao “Painel de Controle” e clique em “Adicionar ou Remover Programas”, e procure pelo Microsoft .Net Framework; se não o encontrar faça o download do mesmo pelo site da Microsoft.

 

Até Já!!

4 thoughts on “Microsoft .Net Framework, o que é isso e para que serve?

  1. Eduardo

    Olá<br />Legal o post. Mas me diga uma coisa. Tem várias versões: 2.0, 3.0, 3.5, e assim vai.<br />Minha pergunta é: posso deixar somente o mais atual e desinstalar os mais antigos?<br />Obrigado.

  2. Você para Informática

    @<a href="#c5354040068013955887" rel="nofollow">Eduardo</a> Obrigado! Sobre sua dúvida, você pode sim remover todas as versões anteriores e ficar somente com a última versão tranquilamente! Espero ter lhe ajudado, Até mais!!

    1. Luiz Henrique

      Ola Carlos! Se você não atualizar, não irá conseguir utilizar alguns programas que precisam da biblioteca .Net Framework. É altamente recomendado que você tenha pelo menos a última versão disponível.<br /><br />Abraços e até mais!

Comments are closed.